Descrição:

Data:
 2014
Autor(es):
Emerson Marinaldo Gardenal

RESUMO

Este trabalho mostra a história da polícia, seu conceito, atribuições, sistemas e as inovações, na criação da Polícia Comunitária. Traz também a história, o conceito, os princípios, os abusos e desenvolvimento da polícia comunitária no Brasil e no Estado de São Paulo. Mostra, ainda, o conceito de Educação, de Educação Societária, de Educação Comunitária, de Educação Sócio-Comunitária, de Comunidade, de Sociedade, os diversos tipos de educação e a práxis, a fim de se saber qual  a dimensão educativa presente nessas doutrinas de polícia comunitária no Estado de São Paulo e se Polícia comunitária ajuda a Educar o indivíduo e a garantir maior segurança.  Objetiva desenvolver um estudo legal, educacional e de policia comunitária mostrando uma visão do que é a educação no contexto de polícia comunitária e se ela está inserida nesse contexto. A metodologia escolhida foi a de abordagem qualitativa tomando como base o levantamento analítico doutrinário, bem como o levantamento bibliográfico e em meio eletrônico. Intenciona-se, com base nessa reflexão, apresentar como resultado se a educação está englobada em algum alicerce estatal e se por meio dela se consegue fazer com que as pessoas e o povo se tornem conscientes e cultos na busca de um Estado Soberano e Justo.