Descrição:

Data:
 2008
Autor(es):
Moacir Pereira

Resumo

Moinho Editorial / 160 páginas / 1ª Edição

Esta obra destina-se aos leitores interessados nos aspectos da logística de abastecimento e da administração de materiais na área da saúde. Nela encontrarão conceitos, definições de gerenciamento eficaz focados na racionalização e otimização de resultados. Ainda, boa parte do que é tratado nesse livro pode ser aplicado às organizações de outros setores.

A administração da logística, de forma geral, é uma atividade multidisciplinar, abrangente e voltada ao aprimoramento dos serviços prestados aos clientes internos ou externos.

A logística de materiais, na área de saúde, assume importância crescente, pois o elevado custo de manter os estoques, de um lado, e, do outro, a necessidade de prover um nível equilibrado de atendimento aos pacientes, requer extrema habilidade por parte do gestor de materiais.

A gestão adequada de medicamentos proporciona ao hospital evitar três situações graves: a compra com valores acima do mercado; excesso de estoques; falta de material.

Sabe-se que a logística de abastecimento na área de saúde é mais complexa do que a de outros segmentos do mercado, pois medicamentos e materiais auxiliares têm prazo de validade bastante curto e, em alguns casos, requer armazenamento e conservação especiais.